quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Passaporte

Se você pretende viajar pro exterior, é necessário portar o passaporte brasileiro  dentro do prazo de validade. Em alguns países é exigido também a obtenção do visto de entrada. 


1. O que é o Passaporte? 

É um documento de identificação obrigatório para a entrada de estrangeiros em um determinado país. Em alguns países é necessário ainda obter o visto de entrada.

Novo Passaporte comun padrão 

Em viagens internacionais geralmente é necessário portar o passaporte como o documento de identificação. Digo geralmente pois em alguns casos como nos países integrantes do MERCOSUL e estados associados (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) o R.G. vale como documento de identificação, desde que tenha sido emitido há menos de 10 anos, e a foto não esteja muito diferente de como você está agora.  Então aconselho que leve o passaporte para esses países também, a não ser que você tenha marcado uma viagem de última hora e ainda não tenha o seu. 

2. Quem pode solicitar um Passaporte?

 No Brasil,  pode ser solicitado por brasileiros natos ou naturalizados, em qualquer unidade ou no site da Polícia Federal . Em algumas unidades da Polícia Federal é necessário o agendamento com antecedência. Para realizá-lo é preciso já ter feito a solicitação do documento. Portanto procure a unidade da polícia federal mais próxima do seu domicílio. Mais informações aqui: Site da Polícia Federal 

3. Quais são os documentos necessários para solicitar o seu passaporte? 

• Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$156,07 para novo passaporte ou renovação e R$312,14 em caso de perda, roubo ou extravio do passaporte antigo;
• Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Carteira de identidade (ou Certidão de Nascimento, no caso de menores de 12 anos);
• Certidão de Casamento, se for o caso;
• Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição (dos dois turnos, se for o caso), obrigatório para maiores de 18 anos.
• Para homens, documento que comprove a quitação com o serviço militar;
• Para naturalizados, Certificado de Naturalização;
• Brasileiros menores de 18 anos devem apresentar autorização do pai e da mãe ou do responsável legal para obter o passaporte.
Não é necessário levar foto já que a mesma é tirada no momento da emissão do documento.

Essas são as minhas dicas de hoje! Até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é importante para a construção do blog!