segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

"Marinheiro de primeira viagem!"


Este post venho falar para os iniciantes. Algumas dicas do que é necessário ter em mãos e em mente antes de colocar o pé na estrada!

  • Verificar o meio transporte: como vai viajar? Automóvel?avião? navio? ônibus? É preciso obter todas as informações necessárias, distância, tempo de viagem, condições climáticas, roteiro, mapas ou GPS, meios de comunicação, câmbio, documentação necessária, vacinas, etc. Isto tudo é fundamental para se preparar para a viagem e os possíveis imprevistos. 
  • A distância e o tempo de viagem é o início de tudo, viagens longas necessitam de precauções como, medicações, agasalhos, comes e bebes (dependendo do meio de transporte melhor estar bem preparado(a)!
  • As condições climáticas variam muito dependendo de região pra região, nem todo local tem o clima tropical, ou temperaturas baixas o ano inteiro! É preciso estar atento, pois nem sempre o clima é o esperado de acordo com o planejamento da viagem com antecedência. Pesquise e certifique-se do clima local. Separe bem as roupas de acordo as condições climáticas e assim vai evitar aborrecimentos. Viajamos pra nos divertir, ok?! E não esqueça de levar uma roupa reserva, principalmente em viagens maiores, não saberemos se o clima vai mudar ou não! ;) 
  • Se você vai viajar é de fundamental importância ler sobre o destino, preparar um roteiro, tenha sempre um mapa ou GPS em mãos(Particularmente, eu prefiro os mapas)! Não importa se você vai por agência, excursão ou por conta própria. Separe um tempo pra isso, leia, assista vídeos, veja qualificações de quem já visitou. Assim você vai otimizar seu tempo, dedicando mais tempo ao que lhe interessa, e ganha tempo para curtir um restaurante ou ponto turístico favorito, ou para aquelas comprinhas que você tanto quer fazer! Conhecendo o seu destino você vai vivenciá-lo melhor, com todo o charme que o local reserva, é sempre bom saber porque aquela praça é importante, ou saber que importância histórica tem aquela estátua, conhecer museus e adquirir conhecimento! Viajar é adquirir cultura, além do descanso!
  • Conheça a moeda local, verifique pontos de troca de câmbio, se já vai viajar com a moeda de destino opte por levar em cash e em cartão viagem, assim você se protege de roubos... Os cartões de viagem são bastante práticos, principalmente para viagens mais longas. A compra em débito com seu cartão internacional também pode ser vantagem, dependendo do destino. Praias e cidades menores, nem sempre dispõem de caixas eletrônicos do seu banco, esteja preparado também!
  • Ao planejar uma viagem verifique a documentação necessária, em caso de falta de documentação você pode não embarcar! ATENÇÃO! Isto inclue a vacinação, alguns locais algumas vacinas são OBRIGATÓRIAS!
Estas são as minhas dicas! E lembre-se "Prevenir é melhor do que remediar!"Então, Boa Viagem e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é importante para a construção do blog!